Novo golpe em Natal
- 26 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Executivos que arruinaram resultados da Unimed Natal e da Humana montaram a operadora VIVER SAÚDE, para continuar vendas insustentáveis
Essa não é a história de 2 executivos da velha guarda, mas a de uma operadora que nasceu com modelo insustentável e certamente vai tentar enganar milhares de consumidores, num voo de galinha. Aparece com mensalidades extraordinárias, vende um bocado e depois quebra, deixando todo mundo na mão.
E embora seja impossível não comentar sobre a história de Idris e Eva na saúde suplementar, pois intimamente ligada com o nascimento da Viver Saúde, focarei no alerta aos beneficiários sobre o risco de aderir a planos aventureiros como tal.
Assim, explico que Viver Saúde é um pequeno plano local de Natal, com rede assistencial extremamente reduzida, e foi criado há um ano, mas já apresenta números iniciais preocupantes na ANS. No seu primeiro trimestre acumulou prejuízo de (-) R$ 1 milhão. Tá lá no BI da Agência, para quem quiser ver.
Na sociedade, consta o nome de Jean Valber Rodrigues, Rodrigo Teixeira Bezerra, Idris Lopes Saldanha e Leandro Soares Cascudo. A CEO da empresa é a Sra. Eva Rodrigues.
Aqui, devo me apegar ao que minha experiência alcança. Não sou investigador profissional, mas tem muita informação disponível.
Eva e Idris formavam uma dupla de gestão na Unimed Natal, muito afamada entre os corretores. Quem quisesse vender plano Unimed tinha que pedir a benção deles. Mandavam no mercado com mão de ferro.
As práticas comerciais passavam por vender mais, para engordar a carteira. Se depois o plano de saúde iria se sustentar, aí é outra conversa. Com os óbvios resultados de uma política assim, foram convidados a se retirar da cooperativa.
Na Humana, seguiram com as mesmas práticas. E o resultado continuou igual. Muita comissão e bastante prejuízo para o plano. Os números falam por si:

Apesar do Linkedin da Dra. Eva indicar que ela ainda é executiva da Athena, responsável pela Humana Nordeste, os jornais de Natal já anunciaram, mês passado, sua nova jornada como CEO da Viver. Por sua vez, além de sócio, Idris é Diretor Comercial e de Marketing.
Há pouco tempo escrevemos aqui no Portal JS sobre essas operadoras de voo de galinha. Temos alertado.
Então, espero que o leitor entenda bem o recado. Os executivos comerciais vivem de vender; quanto menor o preço, melhor. Numa operadora em que eles precisam reportar a um outro Diretor (que zela pela sustentabilidade da empresa), haverá debate sobre o preço responsável. Era o que acontecia na Unimed Natal e na Humana, e mesmo assim a dupla dinâmica referida nesse artigo trouxe resultados catastróficos.
Agora, imagine você se essa dupla ocupa os cargos de Diretor Comercial e de CEO da operadora, que eles mesmos montaram? Ou seja, sem ninguém para ponderar sustentabilidade, como será? O mesmo que Garrincha cruzando para Pelé, e o outro time sem goleiro!
Pode ser que dê tudo certo e a Viver seja sucesso. Mas que tem tudo para dar errado, ah tem!
Por favor, consumidor... tenha cuidado com empresas assim. Depois não venha chorar que ficou sem atendimento; que a ANS não faz nada. Está avisado.




Comentários