top of page

Aumenta a insatisfação com os planos

  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Análise do Bradesco BBI focou na pesquisa de satisfação dos beneficiários e viu deterioração significativa na qualidade percebida


No mês passado, a ANS (Agência Nacional de Saúde) divulgou o indicador de qualidade IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) para 2025, com base no ano-base de 2024.


O Bradesco BBI fez uma análise, que focou na pesquisa de satisfação dos beneficiários, pois é um melhor indicador da percepção de qualidade (o IDSS é um índice amplo que compreende quatro dimensões, incluindo métricas financeiras, mostrando pequenas diferenças entre os principais operadores).


O banco viu deterioração significativa na qualidade percebida, excluindo o Bradesco.


O foco ficou em duas perguntas-chave da pesquisa: (i) avaliação geral dos planos médicos e (ii) probabilidade de recomendá-los a amigos ou familiares. Os resultados indicam uma queda acentuada na qualidade percebida entre os principais operadores desde o ano pré-pandemia de 2019, com queda de 18 pontos percentuais (pp) nas avaliações positivas gerais e baixa de 19 pp nas recomendações em comparação a 2024.


O BBI acredita que parte da deterioração na satisfação geral do setor está relacionada ao controle mais rigoroso de custos nos últimos anos, alinhado ao aumento das reclamações e da judicialização.


Para a Hapvida, os dados são ligeiramente negativos, apresentando queda nas avaliações positivas gerais: -39% na Notre Dame Intermédica (NDI) e -34% na Hapvida Assistência Médica entre 2019 e 2024, contra -24% na Amil.


Para a Rede D’Or, os dados da SulAmérica também são ligeiramente negativos, dado o forte declínio em relação ao principal concorrente Bradesco (70% de avaliações positivas contra 86% em 2024). Enquanto isso, o crescimento mais forte recente da SulAmérica pode ser devido a uma política de preços mais agressiva.


Apesar da queda na satisfação, o IDSS, que avalia a qualidade do serviço em quatro dimensões, apresentou melhora para SulAmérica e Hapvida desde 2019. Já NDI e Amil, embora tenham caído, continuam com as maiores pontuações no índice.


Para o próximo ano, a expectativa é de que melhorias no índice de reclamações possam impulsionar a satisfação dos usuários, especialmente para Bradesco, Amil e Hapvida.


As informações são do Infomoney.

 
 
 

Comentários


bottom of page