Unimed fecha importante hospital e engana consumidores
- elano53
- 2 de mar.
- 2 min de leitura

Unimed Leste Fluminense encerra atividades de hospital, mas diz aos consumidores que está em reforma
Recebemos denúncia sobre a Unimed Leste Fluminense, investigamos e realmente o relato faz sentido. Então, nosso papel é alertar os consumidores.
Seguinte... uma leitora que pediu para não ser identificada chamou atenção para uma possível malandragem regulatória, que precisamos ficar atentos. Ela disse:
“A Unimed Leste Fluminense fechou o Hospital Leste Fluminense, que ficava no Bairro Camarão em São Gonçalo, mas não avisou aos clientes com 30 dias de antecedência e nem substitui o serviço por outro. Quando ligo pra Unimed ela informa que fechou para obras, mas saiu reportagem em que a Unimed confirma que fechou por problemas financeiros, além de o presidente da Unimed em um podcast ter dito que fechou por problemas financeiros. Segue link do podcast - https://youtu.be/fX5cubAZDc0?si=M2dr4Jh1qxebc2iy
Ele fala que fechou por problemas financeiros a partir do min 44. Ou seja, ngm sabe se fechou para obras ou de fato por questões financeiras. Se foi para obras em tese não precisaria substituir esse hospital por outro serviço semelhante. Agora se foi por problemas financeiros os beneficiários tinham que ser informados com antecedência e outro serviço ser colocado a disposição.”
A leitora tem inteira razão. Há uma contradição no que diz a Unimed em seu sítio eletrônico e o que o próprio Presidente anuncia.

A importância disso é o seguinte: se for fechamento, que importe em indisponibilidade permanente para os consumidores, a operadora teria que seguir as regras da resolução 585 da ANS, que entrou em vigor a pouco tempo. E ela não seguiu.
Enviamos mensagem para a Unimed e ninguém respondeu.
Vamos enviar o presente conteúdo para a Agência Fiscalizadora e esperar que, pelo menos a ela, a cooperativa se digne responder.
Comments