top of page

SUS: trocando dívidas por saúde

Ministério da Saúde aposta em parceria com entidades privadas para diminuir fila do SUS


O Ministro Alexandre Padilha tem como premissa agilizar os atendimentos do sistema público. Quer fazer disso um marco do governo.


Entre as propostas analisadas pela equipe de Padilha para isso, está a possibilidade de converter dívidas de operadores de saúde (com a União) em serviços prestados à população. Na prática, isso permitiria que pacientes do SUS fossem encaminhados a hospitais privados para procedimentos em áreas com maior demanda.


O uso de hospitais particulares pelo paciente da rede pública já costuma acontecer por meio de decisões judiciais, que impõem uma obrigação às instituições privadas, ou mesmo por acordos de cooperação.


E se olharmos para o SUS, a União tem um crédito de cerca de R$ 2 bilhões encalhado, objeto de intensa disputa judicial; contando apenas os atendimentos que já foram identificados. Além dessa rubrica, hospitais privados possuem dívidas importantes com INSS e Receita Federal.


Aplaudo o pensamento. Agora sim alguém está pensando em tornar sistema público e privado colaborativos, complementares, e não antagônicos.


Mas certamente vai chover críticas, especulações de que as empresas se aproveitarão da situação, de que a dívida não deve ser negociada etc.


Esperando as pedradas dos radicais em 3, 2, 1....

 
 
 

Comments


bottom of page