top of page
Buscar
  • elano53

RAIO-X DA GESTÃO SUS, EM RIBEIRÃO PRETO











Coletar informações oficiais sobre a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde se tornou uma tarefa menos complicada, após a imposição de transparência em todos os níveis de gestão do Governo (Lei de Acesso à Informação).


Foi assim que pudemos acessar o relatório de ouvidoria do SUS, elaborado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP.


Dados interessantes merecem atenção:


- A maior queixa do paciente é sobre o agendamento de exames e procedimentos de especialidades.

- A especialidade que mais demandou reclamações do agendamento foi a ortopedia, com os exames de ressonância magnética liderando.

- A UPA da 13 de Maio, o Hospital Santa Casa e a UBDS da Castelo Branco foram as unidades que mais receberam reclamação de atendimento.

- O Hospital Santa Casa e a UPA Sul foram os que mais receberam reclamações sobre o atendimento dos médicos.


O referido relatório gerencial propicia vários insumos para a melhoria dos serviços de saúde, mas será que as respectivas providências são adotadas? Será que as unidades mais reclamadas são punidas?


A reunião dos dados de nada adianta se não houver eficácia no manuseio dos mesmos. É isso que esperamos dos gestores públicos e acreditamos que, numa época de tantas informações importantes disponíveis, os usuários dos sistemas de saúde sintam que faz diferença na gestão e no atendimento.


Já do cidadão, compete-nos lembrar sobre a importância da sua participação nesses subsídios, cabendo-lhe reclamar, criticar, elogiar e cobrar, através dos canais disponíveis, porque só assim esses dados impactarão em quem planeja e executa a gestão de saúde.



Elano Figueiredo, fundador do Justiça e Saúde, é advogado, professor e debatedor de saúde suplementar.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page