top of page

Exclusivo: Amil comprou a Golden Cross? Não, mas parece.

Clientes dizem que foram "migrados automaticamente".


Passeando pelas redes sociais que informam sobre planos de saúde, tropeçamos em mensagens de clientes da Golden que informam ter sido “migrados” para a Amil.


Uma consumidora afirmou o seguinte: “A Amil meio que migrou a gente de forma automática. Mandou um e-mail dizendo 'se você pagar o próximo boleto' automaticamente aceita ser Amil. Em resumo foi isso. Pelo menos facilitou a nossa vida.”


Outra indaga: “Eu era Golden e fui automaticamente para a Amil. Meu boleto é pela Supermed. Ainda não recebi nenhum e-mail sobre a mudança. Já sou Amil ou não?”



E seguem diversas mensagens confirmando que muitos consumidores receberam esse e-mail da Amil, com boleto anexo, como ponte entre as operadoras.


Se isso for uma campanha comercial, apesar de possível, parece-nos que a forma carece das informações necessárias aos consumidores, exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor.


Noutro olhar, vale lembrar que as migrações de carteira, entre planos de saúde, dependem de autorização prévia e expressa da ANS e, nesse caso, não houve.


Ainda mais, a decretação de portabilidade especial não configura a possibilidade de transferência coletiva de beneficiários, como o problema aqui se apresenta. A medida da Agência deveria estimular o movimento individual dos consumidores na busca de um plano de saúde a sua escolha (pois nenhuma empresa se habilitou para adquirir a carteira formalmente).


Outra coisa que não passa despercebida é a relação próxima entre os donos da Amil e da Supermed. Esta última é Administradora de planos Golden e tem como sócios dois membros da família Bulus. Alberto Bulus era sócio de Seripiere na Qualicorp - hoje dono da Amil.


Apesar de não ser incomum campanhas agressivas como essa, a operação pode envolver algumas informações privilegiadas que destoam do habitual – afinal, uma Administradora de planos de saúde possui todos os dados dos beneficiários, ainda mais tratando-se de Supermed e Golden.


Enfim, seria arriscado adquirir formalmente a carteira da Golden, porque o passivo dela é enorme. Então...


Registre-se, por último, que a iniciativa pode até ser louvável; receber os consumidores à deriva. Mas o viés do formato ascende alguns alertas.


O que será que diz a ANS?


Se alguém tem mais informação, contribui com o assunto - comenta e posta aqui.

 
 
 

コメント


bottom of page